top of page

10 dicas de como mudar sua casa




Mudanças simples podem transformar sua casa no refúgio que você tanto espera. Abaixo selecionamos algumas dicas de como você pode colocar isso em prática, um passo de cada vez. Pode ser que sua casa precise de mudanças muito grandes, porém isso não te impede de deixá-la mais agradável enquanto não pode fazer algo maior. Como dizem: " A direção é mais importante do que a velocidade".



1. O primeiro passo para mudar os ares da sua casa é fazer desapegar! Isso mesmo, passe um pente fino em todos os setores da sua casa e selecione tudo aquilo que você não usa mais e que já passou da hora de doar, vender ou jogar fora mesmo. Veja seus objetos, eletrônicos, roupas, sapatos, móveis e tudo mais. Esse processo permite que você selecione o que realmente é importante e o que não faz mais sentido ter em casa, alem disso, vai desocupar lugar para você guardar aquilo que nunca tem lugar. Desapegue e você vai descobrir que precisa de muito menos na sua casa e aproveita para fazer a energia circular!



2. Organize! Tudo tem um lugar e se ainda não tem, é hora de ter. Além de facilitar o dia a dia, a organização promove uma sensação de bem estar, pelo simples fato de saber que está organizado. Há vários sites, blogs, canais do YouTube que dão dicas ótimas sobre organização. Vale a pena dar uma olhada no site Organize sem Frescuras, da Rafaela Oliveira, um site bem completo que te auxilia não só na organização, mas em várias atividades diárias. Claro que nem sempre conseguimos fazer com que a organização seja praticada por todos os moradores da casa, para isso procure envolver a todos na etapa de organização. Se ainda assim não resolver, tente ao menos conscientizar a todos de que aquilo que sai de um determinado lugar deve voltar ao mesmo lugar depois de usado.



3. Comece aos poucos. Não se desespere se sua casa precisa de uma renovação geral, apenas dê o primeiro passo e cuide de cada cantinho ou de cada ambiente de forma individual. Liste suas necessidades, veja o que precisa ser feito, o que você poderá fazer e o que precisará de uma atenção profissional. Fazer uma seleção de imagens que te agradam irá te ajudar a imaginar melhor o que você poderá fazer. Desta forma, planeje suas etapas, seu orçamento e siga o roteiro. Quando menos esperar, já estará transformando tudo ao seu redor.




4. Reaproveite móveis. O móvel que hoje está cumprindo seu papel em um ambiente da casa, pode facilmente ser adaptado para outro uso. Existem inúmeros exemplos de customização de móveis na internet e a criatividade quase torna infinitas as possibilidades. Um aparador de madeira antigo por exemplo, pode ser usado como pia em um lavabo, uma cadeira pode ser repintada, reformada e usada na sua função inicial ou como apoio de cabeceira por exemplo. Antes de se desfazer da peça, dê uma olhada para ela e veja se uma mãozinha de tinta, um reparo ou uma pequena mudança pode dar uma segunda (ou terceira, quarta...) chance ao móvel.





5. Pinte as paredes. Ambientes podem ser renovados de forma barata com apenas algumas demãos de tinta. A tendência atual nos deixa praticamente livres para criar qualquer situação em termos de pintura. Vale pintar meia parede, ¾ de parede, usar formas orgânicas, formas geométricas, pontuar detalhes em cor na parede, fazer texturas como cimento queimado, enfim, uma pintura na parede e o ambiente praticamente se renova. Aí você pode me dizer: mas pintar uma casa não é barato e a mão de obra também não! Realmente, não é. Em nenhum dos dois casos. Porém você mesmo pode, novamente, colocar a mão na massa e renovar suas paredes, um ambiente por vez, um passo de cada vez. Também nesse item você encontra vários tutoriais de como fazer. Assim você descobre uma nova habilidade e ainda saboreia a vitória de poder dizer a todos que foi você quem fez!






6. Repense o layout. Observe a disposição dos seus móveis e analise de que forma eles poderiam estar dispostos de maneira que deixem o ambiente mais organizado, mais setorizado ou mesmo com uma circulação melhor. Muitas vezes mudar um móvel de posição já é metade do resultado.







7. Utilize plantas dentro de casa. Se você mora em um apartamento, provavelmente tem pouco ou nenhum espaço na varanda, mas isso não quer dizer que você não possa ter plantas dentro de casa. Para isso, basta escolher a planta certa. Plantas são uma forma barata de decorar, trazem vida para qualquer ambiente e mesmo que você não tenha tempo ou intimidade com as verdinhas, há uma variedade enorme de plantas que você pode escolher dentro das suas limitações. O site Minhas Plantas da Carol Costa, não só de tá dicas de qual planta pode dar certo pra você, como também te ensina a cuidar delas.



8. Vista sua casa. Renove suas capas de almofadas, mantas, seu tapete, suas cortinas e persianas, roupa de cama, mesa e banho. Todos esses elementos trazem textura para seu ambiente e as texturas são grandes responsáveis por criar sensações. Se você tem paredes brancas e não está pensando em pintar, pode abusar das cores nos tecidos da sua decoração, assim quando cansar delas é só trocar. Claro que você não precisa trocar tudo de uma só vez, mas esses elementos são os mais fáceis de serem mudados em uma decoração e assim como uma pintura diferente, já causam um grande efeito.



9. Coloque quadros e posters. Quadros e posters personalizam ainda mais o seu ambiente. Existe uma infinidade de possibilidades de combinações e a mesma infinidade de lojas online para atender a todos os estilos. Não se preocupe com qual imagem irá combinar mais com seu ambiente, pois assim como a sua casa diz algo sobre você os quadros e posters também irão refletir sua personalidade. Eles podem inclusive ser ponto inicial da sua decoração já que através de uma imagem de sua preferência é possível tirar inspirações de cor e estilo. Uma dica, para aqueles que não querem investir muito em quadros, é selecionar imagens gratuitas da internet, baixar e imprimir. Para saber mais sobre isso, veja nosso post Decore com quadros e posters, nele explicamos mais a fundo como fazer e ainda disponibilizamos mais de 60 imagens gratuitas para você transformá-las em quadros lindos. Você pode inclusive imprimir suas fotos preferidas e criar um mural bem criativo com elas, ou seja, não há desculpas para não decorar suas paredes.


10. DIY (Do It Yourself). Os DIYs ou Faça Você Mesmo estão em alta já faz um bom tempo e ao que tudo indica já fazem parte daqueles que gostam de renovação. Para aqueles mais animados que gostam de colocar a mão na massa é possível encontrar o passo a passo de diversos itens decorativos. Luminárias, vasinhos de cimento, caixas organizadoras, cestos, móveis simples e complexos, reaproveitamento de materiais são apenas alguns exemplos que podem ser encontrados na Web, principalmente em canais no YouTube.


Espero que essas dicas te ajudem a tornar seu cantinho ainda mais especial!


Heloísa Spereta

Designer de Interiores

Comments


bottom of page