top of page

Design sensorial: posso usá-lo na minha casa?



No outro post falamos sobre design sensorial aplicado em comércios e prestadores de serviços. Vimos os benefícios de utilizar este recurso para atrair mais clientes e aumentar os lucros. Se você ainda não leu esse post, basta clicar aqui.


Mas você pode estar se perguntando: será que dá para utilizar design sensorial na minha casa? E eu te respondo que SIM!


O design sensorial pode ser aplicado tanto em comércios quanto em residencias, seu objetivo muda, porém as ferramentas são as mesmas. Para quem ainda não está familiarizado com o termo design sensorial, vai aqui um "resumo": O design sensorial utiliza-se dos elementos presentes em um projeto de interiores para aguçar os cinco sentidos - tato, olfato, paladar, audição e visão - com a finalidade de proporcionar estímulos sensoriais àqueles que vão utilizar o ambiente. Cada material presente em um espaço transmite uma sensação e cada pessoa tem uma percepção diferente do ambiente.


Imagine a seguinte situação: Você passa o dia todo no trabalho e no final do dia está cansado, estressado e com a cabeça cheia de problemas. Nada difícil de acontecer, não é? Tudo o que você mais quer é chegar em casa, tomar um banho, comer alguma coisa e relaxar! Porém ao chegar em casa, você não se sente parte dela, não se sente a vontade nela. Você olha em volta e não encontra nada que te represente naquele local. Suas coisas não tem um lugar certo para guardar, suas paredes estão brancas e sem graça, seus móveis parecem apenas peças de mobiliário colocados ali por mera questão funcional. Isso tudo sem contar o ambiente escuro e mal ventilado, o que te deixa ainda mais sufocado e com a cabeça ainda mais cansada.


Agora faça o exercício contrário: Você ainda está cansado e estressado depois de um longo dia de trabalho. A diferença é que agora você chega em casa e encontra nela seu refúgio. O lugar mais acolhedor e mais sua cara impossível. Você pode se ver em todos os cantinhos, pois todos eles representam exatamente sua essência e seus valores. Tudo tem seu lugar, sua cozinha é o coração da casa, nela você vive os melhores momentos com seus amigos ao redor da mesa. Você consegue sentir os aromas da sua vida nessa casa, os perfumes, os sabores, são quase palpáveis. Sua sala, aconchegante e convidativa te espera toda noite para assistir sua séria preferida no Netflix. E seu quarto, ah seu quarto! O refúgio dentro do refúgio. Cores que acalmam, texturas que confortam, uma cama maravilhosa, acolhedora e quentinha. Todas suas coisas mais pessoais, organizadas e dispostas de forma a facilitar seu dia a dia.


É claro que você percebeu a nítida diferença entre as duas situações. É desta forma que um projeto de interiores bem feito funciona em sua casa, deixando os ambientes não só personalizados, mas também trazendo conforto e deixando as atividades do dia a dia mais fáceis.


O design sensorial na verdade é a ferramenta que utilizamos dentro do projeto para obter resultados mais precisos nesses quesitos, indo um pouco mais além do que deixar o ambiente apenas bonito e funcional.


Você pode e merece ter uma casa que seja a sua cara e que exista em função de tornar seus dias mais práticos, mais leves e mais prazerosos. Permita-se!



Heloísa Spereta

Designer de Interiores



Comments


bottom of page