top of page

Imóvel alugado com design, sim senhor!





Você que mora ou trabalha de aluguel e busca modificar seu espaço para torná-lo mais agradável, funcional, acolhedor e atraente pode contar com um projeto de interiores para isso.


O primeiro passo para elaboração de um projeto para imóveis alugados é consultar seu contrato de locação. Com ele você poderá saber o que pode ou não ser alterado. Não há um padrão nesse tipo de contrato, tendo em vista que alguns locatários são mais exigentes do que os outros. O importante é ter autorização para realizar mudanças muito específicas. Em alguns casos, o proprietário não abre exceções e para isso será preciso outras estratégias de projeto, as possibilidades são inúmeras e vão de acordo com seu objetivo e orçamento.


Mas se não posso alterar nada, o que poderei fazer para deixar com minha cara?

Bem, não só de quebra-quebra se faz um projeto! Existem várias opções e interiores que deixam um ambiente renovado. O mais acessível a se fazer em qualquer espaço é pintar. Vamos usar a lógica: de qualquer maneira, você precisará entregar o imóvel pintado, da mesma forma que estava antes, porém isso não te impede de dar uma cara novas às suas paredes antes de devolvê-las. A pintura personaliza através das cores e cria uma atmosfera para seu espaço, é como um plano de fundo para sua decoração.


Pintar as paredes é apenas uma das várias soluções que podem ser aplicadas em alugados. Além desta dica, vou listar abaixo algumas outras para você dar um toque especial no seu cantinho.


► Invista móveis que possam ser levados com você quando se mudar;

► Se não pode furar paredes, utilize prateleiras e estantes de chão;

► Quadros podem ser colocados com fita dupla face reforçada;

► Tapetes podem cobrir pisos que não te agradem;

► Cortinas disfarçam janelas velhas;

► Adesive os armários de cozinha com vinil;

► Azulejos desgastados podem ser pintados com tinta epóxi, mas lembre-se de pedir autorização ao proprietário, pois essa tinta não poderá ser removida, apenas repintada;

► Luminárias de teto, pendentes, torneiras e metais podem ser trocados, basta guardar os já estão na casa e recolocá-los no final do contrato;

► Use e abuse de acessórios e adornos, eles vão criar pontos de atenção e distrair olhares indesejados em locais que você pretende esconder;

► Plantas também são ótimas aliadas para criar pontos de interesse e dar um toque de cor ao ambiente.


Estas são apenas algumas dicas que podem ser aplicadas em um imóvel alugado, seja residencial ou comercial. Claro que cada caso, é um caso, por isso você pode contratar uma consultoria com um profissional da área e de repente, se for necessário, fazer um projeto.


Se você vai passar um grande período da sua vida nesse local, não há porque deixar de investir no seu bem estar. Há quem diga que não vale a pena investir em projeto para um alugado, visto que ele não é seu e que você irá devolvê-lo depois de um tempo. Nesse aspecto, gostaria de citar um raciocínio que ouvi um vez e achei muito certeiro: Não investir em um imóvel apenas por ele ser alugado e um dia será devolvido é a mesma lógica de não ir viajar porque um dia a viagem acaba e você volta para casa.




Heloísa Spereta

Designer de Interiores




Comments


bottom of page