top of page

Qual o propósito de um projeto de interiores?



Quando damos início a um projeto de interiores, temos em frente uma tela em branco e várias expectativas e necessidades para suprir, mas para que o resultado tenha sucesso precisamos mergulhar no universo do cliente e entender de que forma o projeto de interiores pode transformar aquele espaço. O cliente participa ativamente de todo o processo, fornecendo informações, dando sua opinião e sendo orientado pelo designer, para que juntos tracem os objetivos a serem alcançados. A relação de confiança é imprescindível nesse momento.


Outro ponto fundamental, mas que gera algum constrangimento ou insegurança por parte dos clientes é com relação ao orçamento. Alguns ficam receosos em dizer ao profissional qual valor possuem para o investimento. Eu entendo que as vezes pode ser um pouco complicado estabelecer esses valores, mas é necessário ao menos um mínimo e máximo para que o profissional possa se preparar. É totalmente possível fazer um projeto de baixo custo que fique lindo e funcional, mas para isso acontecer o designer precisa saber com antecedência que ferramentas precisará usar para suprir as expectativas.


Com as metas definidas, é hora do profissional estudar o cliente e o espaço a ser projetado de forma que possa ver claramente de que maneira poderá trabalhar, não só para que o espaço fique esteticamente bonito, mas para saber como poderá transformar a vida do seu cliente em vários aspectos da sua vida. Sim, minhas queridas o ambiente tem influência muito forte sobre nossos sentimentos, atitudes, pensamentos, saúde física, mental e vários outros aspectos de nossas vidas.


Você pode achar que estou sendo um tanto exagerada para te convencer a fazer um projeto de interiores, mas me responda: Já aconteceu de alguma coisa na sua casa te incomodar e você não saber exatamente o que é, ou as vezes até sabe e não consegue ficar naquele ambiente por muito tempo? Quando você viaja, você se sente melhor estando em um quarto básico, com aspecto de velho ou em um quarto bem arrumado, com atmosfera acolhedora? Você prefere ir em um barzinho que te atenda bem, mas cujo ambiente seja desorganizado e visualmente poluído ou em um que te atenda bem, mas que além de convidativo seja cenário para muitas fotos e muitas risadas entre amigos? Já se perguntou o porquê de ambiente hospitalares serem muito parecidos esteticamente? Já reparou como voltamos com as energias recarregadas de momentos perto da natureza? Todas essas perguntas e muitas mais que eu poderia fazer podem te fazer refletir sobre o quanto somos influenciados pelo mundo ao nosso redor.


Cada elemento colocado em um projeto tem um objetivo, se comporta de uma maneira e trabalha em conjunto com o todo para entregar experiências. Não é só estética, é sensorial. Um projeto bem feito, pode te ajudar a dormir melhor, conviver melhor em família, facilitar seu dia a dia com os afazeres domésticos, receber em casa com mais tranquilidade e de forma que você consiga aproveitar melhor o momento, trabalhar com mais energia, gerar mais clientes ou fazer com que eles consumam mais... enfim, poderia ficar horas aqui listando as possibilidades, mas o que eu quero que você entenda é que cada peça decorativa, textura, cor, estampa, desenho de móvel, cada revestimento, tipo de iluminação, tudo, tudo tem uma função.


Ao contratar os serviços de um profissional em interiores, você conta com ele para atingir os objetivos que você tem com ambiente. É absolutamente normal precisar fazer alguns ajustes durante a elaboração do projeto, o que não pode acontecer é mudar o plano na hora da obra. Alterações aleatórias podem prejudicar o resultado pois desconfiguram o projeto. Intervenções de terceiros tiram do profissional o controle sobre o resultado e o prejuízo dessa trajetória de mudanças é do cliente que não terá o ambiente da forma como sonhou. Qual seria o objetivo em elaborar um projeto completo que não pode ser executado no final? Qual seria o objetivo em contratar um profissional para elaborar um projeto se o próprio cliente acaba executando a obra da forma que bem entende? Uma atitude não condiz com a outra, não é verdade?!


Por fim, qual é mesmo o objetivo de um projeto de interiores? Em meio a tudo que foi dito anteriormente só me resta resumir dizendo que o projeto de interiores tem como objetivo solucionar problemas, facilitar o dia a dia, permanecer dentro do orçamento do cliente e melhorar a qualidade de vida do cliente, assim como de todos os que desfrutarão do resultado. Para isso acontecer os elementos do projeto trabalharão juntos para garantir que tudo funcione bem, porém é preciso que o projeto seja seguido da forma que foi pensado e planejado pelo profissional e posteriormente aprovado pelo cliente. Seguindo o passo a passo o objetivo é atingido e o sucesso é garantido para todos.


Heloísa Spereta

Designer de Interiores


Comments


bottom of page